As bombas são aliados importantes quando temos piscinas ou quando precisamos de força para trazer a água da cisterna. O equipamento também pode ser usado para a sucção da água que pode se acumular. No mercado existem vários tipos de bombas que podem ser aplicados em várias situações. Conheça os vários tipos e para que cada uma serve.
- Submersas: Esse tipo de bomba pode ser dividido em dois grupos: submersas e submersível. As bombas submersíveis realizam um trabalho por um período de tempo limitado, determinado pelo fabricante, esse tempo pode variar dependendo da marca, deve ser retirada após seu uso, secada e guardada. Esse tipo de bomba é recomendada para fazer a drenagem de um local alagado. Já as bombas submersas, foram feitas para ficar constantemente dentro d’água. O equipamento pode ficar no máximo a 20m de profundidade, depende também da marca e do fabricante, alguns modelos tem limites maiores. Essa bomba, em conjunto com uma boia de nível ajuda a controlar a quantidade de água dentro do reservatório.
- Autoaspirante: Esse modelo de bomba é usado em poços e lagos de até sete metros de profundidade. Ficam na superfície e é o único modelo que não exige a instalação de válvula de retenção, já que o sistema já vem instalado no equipamento. O acessório é responsável por impedir que a água retorne ao poço ou ao lago. A bomba Autoaspirante também tem a capacidade de transportar grandes quantidades de água e proporciona boa pressão.
- Periférica: Esse modelo também age na superfície, é recomendado para locais com profundidade de até 7 metros. Esse modelo, diferente do Autoaspirante não possui válvula de retenção, logo é necessário que se faça a instalação. Para isso procure por um bombeiro hidráulico de confiança para que a instalação seja feita da forma correta. Embora apresente um volume de água menor, a pressão é alta.
- Centrifuga: Esse equipamento é usado em regiões secas, logo é necessário que seja instalado em cima do solo. Diferente das bombas periféricas e autoaspirante a centrifuga oferece um volume maior de água em baixa pressão.
- Injetora: Outra bomba indicada para realizar o trabalho de drenagem. Com um sistema forte de sucção esse modelo de bomba pode trabalhar em locais com até 20m de profundidade.