21 2273-0041
2273-7546

Visite nosso Facebook:

Como utilizar a sauna com total segurança

A sauna proporciona inúmeros benefícios para saúde e também é considerada uma ótima opção de lazer. Ela oferece uma boa oportunidade de reunir os amigos e familiares, mas para utilizá-la com total segurança alguns cuidados devem ser tomados.

Para evitar a proliferação e transmissão de faça a limpeza periodicamente

O uso frequente da sauna demanda uma limpeza de, no mínimo, uma vez por semana. Caso não tenha o produto de limpeza ideal, faça o uso de vinagre, aspire todo o local retirando os cabelos e poeira. Depois, utilize um pano umedecido de vinagre diluído em água, para a limpeza de todos os bancos e acessórios. Isso ajuda a desinfetar a sauna.

Leia atentamente as instruções da sauna

Cada sauna tem uma orientação, por isso, devemos ler as instruções de uso. As instruções com diretrizes de saúde costumam estar na parede, próximas da entrada.

É recomendado ir acompanhado

Além de ficar mais divertido poder bater um papo com o acompanhante, no caso de alguém ter um mal-estar, o acompanhante poderá auxiliá-lo.

Faça uma refeição leve após sair da sauna, preferencialmente alimentos salgados

Os alimentos recomendados após a sauna são os que contêm pouca gordura. A refeição auxiliará na reposição de sódio perdido na sauna. O consumo de frutas, como maçã, também é bem-vinda, para reposição de fibras e vitaminas.

 

Caso tenha sintomas como tontura ou enjoo, se retire da sauna imediatamente. 

Tonturas e náuseas indicam que algo não está correto, podendo levá-lo ao desmaio, por isso deve-se sair imediatamente.

Nunca se esqueça de se hidratar, o ideal é a ingestão de dois a quatro copos de água após a sauna

Durante o período que ficamos na sauna, é normal que nosso corpo perca muito líquido pelo suor. Desta maneira é de suma importância que o líquido que perdemos seja reposto.

O tempo de permanência ideal é de 15 a 20 minutos

Esse período é o recomendado porque o nosso corpo não foi projetado para suportar uma alta temperatura durante um longo espaço de tempo. Caso se sinta desconfortável antes de 15 minutos, saia.

Após a sauna, tome uma ducha de água fria

Com a temperatura elevada da sauna, os poros e os vasos sanguíneos se dilatam e a respiração melhora, contudo pode haver uma queda de pressão, a sensação de moleza pode até ser agradável, porém após a sauna essa sensação é bastante incômoda. A ducha fria auxilia ao contrair os vasos sanguíneos novamente, restabelecendo a pressão arterial. A ducha irá preparar seu corpo para temperatura ambiente, pois proporcionará o equilíbrio da temperatura do corpo.

Repouso por um breve período após a sauna

O seu corpo precisa abaixar a freqüência cardíaca antes de qualquer outra atividade. Por isso é recomendado que você descanse aproximadamente por uns 10 minutos.

Durante as primeiras sessões diminua a temperatura da sauna

Para que seu corpo possa ir se habituando à alta temperatura, comece aos poucos. A temperatura ideal no Brasil é de 75 °C, portanto diminua um pouco essa temperatura e gradualmente vá aumentando até atingir o máximo.

Não faça a ingestão de álcool antes ou durante o uso da sauna

Durante o uso da sauna, o corpo perde muito líquido devido ao suor excessivo. Como o consumo de álcool desidrata o corpo, consumi-lo antes ou durante a sauna pode acarretar em um sério problema.

Sempre leve sua toalha de algodão para sauna.

No caso de saunas em clubes levar a própria toalha é questão de higiene, assim você poderá sentar em cima de sua toalha, evitando contato direto com o banco e protegendo o banco dos óleos corporais.

Evite sungas, shorts ou biquíni muito apertado, e certifique-se de que estejam limpos.

O calor dentro da sauna faz com que a sujeira da sua roupa se desprenda, sendo liberada no ambiente e consequentemente para sua pele e roupa apertada impede sua pele de respirar adequadamente.

Ao fazer o uso da sauna deve-se colocar roupas adequadas como roupas de banho, chinelos somente até a porta da sauna, para evitar que sejam levada bactérias e sujeiras de outro ambiente para dentro do local.
As roupas com detalhe em metal devem ser evitadas, pois pode causar queimaduras graves devido a alta temperatura da sauna.

Seguindo todas essas orientações, ao fazer o uso da sauna você poderá desfrutar tranquilamente com seus amigos e familiares. Se você quer instalar um sistema de sauna na sua casa, entre em contato com a Faria Bombas.