21 2273-0041
2273-7546
2293-4829
96422-0770
ID Nextel: 88276*150

Visite nosso Facebook:

O filtro da piscina é considerado o coração da piscina, isto porque, é do filtro de piscina a função de mantê-la limpa, sem impurezas.

Se você necessita de filtros de piscina, entre em contato com a Faria Bombas. Mas antes disso, vamos explicar como funciona esse equipamento.

Quando a piscina fica em ambientes próximos a jardins e matas, é muito comum conter mais impurezas. Isso porque diversos resíduos caem nelas como folhas, grama do jardim, terras e poeiras. Todas essas impurezas ficam em suspensão na água da piscina, deixando-a com água turva.

Para reter tais resíduos existe o filtro da piscina. Dentro dele se encontra o meio filtrante. Na maioria dos filtros, o meio filtrante é de areia, e é onde realmente acontece a filtração da piscina. Nesse meio filtrante é que ficam retidas todas as impurezas da piscina.

Quando não se tem um sistema de filtração para reter todas as impurezas da água da piscina, a água da piscina de torna turva. Esse aspecto interfere nas reações dos produtos químicos, minimizando os resultados deles.

filtros para piscina - manutenção de piscinas

É importante identificar as funções do filtro de piscina para não errar na hora da compra.

O skimmer é considerado um importante sistema hidráulico. Ele é responsável por extrair toda a sujidade visível da piscina. Outros componentes de suma de importância para garantir uma piscina com água cristalina são: bomba e ralo.

O processo se dá da seguinte maneira: a água é sugada pelo skimmer e pelo ralo. Por meio da bomba da piscina, a água percorre um caminho até chegar no meio filtrante, onde ocorre o processo de filtragem e a água volta para piscina.

O nome ciclo completo acontece quando todo o processo de filtragem é finalizado, e a água fica cristalina. É recomendado que o procedimento de filtração seja feito ao menos uma vez ao dia. O tempo dessa filtração é de aproximadamente de 6 a 8 horas.

No processo de filtração vários fatores são levados em consideração:

  • A capacidade do filtro da piscina.
  • A potência da bomba/motor
  • O volume de água contido na piscina

O filtro possui outras funções como:

Função pré – filtrar

O filtro de piscina possui a função pré filtragem, que ocorre após a lavagem da areia do filtro. Esse processo de pré filtragem tem o objetivo de assentar as impurezas no meio filtrante, para que essas impurezas não retornem para a água da piscina durante o próximo processo de filtragem.

Função Lavar – Retrolavar

Essa função tem o objetivo de lavar a areia do meio filtrante. Essa lavagem tem que ser periódica, para manter o bom funcionamento do filtro. A função é importante porque com o tempo a sujeira e resíduos ficam acumulados em excesso na areia do meio filtrante, prejudicando o funcionamento ideal do filtro.

Função recircular

Nessa função o filtro suga a água da piscina por meio da bomba, com o objetivo de fazer a água se movimentar. Essa ação tem como finalidade propiciar uma pressão na água. Dessa forma o movimento causa bem-estar aos usuários e também dissolve produtos químicos de maneira homogênea. Assim, evita-se que os produtos químicos passem para areia do meio filtrante.

Como já sabemos o filtro da piscina é o coração da piscina. O seu funcionamento é essencial, independente do modelo do filtro. Para que você possa garantir a compra do seu filtro ideal, abaixo descreveremos alguns modelos de filtro de piscina.

Filtros de areia

O mais vendido é o filtro de areia, por ser considerado muito eficiente e de baixo custo, porque o processo de filtragem é feito pela areia. A vida útil desse equipamento é de aproximadamente 7 a 10 anos, garantindo a economia.

Filtro de cartucho

A filtragem é feita por cartuchos, que podem ser removidos e substituídos. A durabilidade é de aproximadamente 1 ano. Sua limpeza é realizada semanalmente por meio de jato d’água. O benefício desse filtro é a facilidade na instalação e na limpeza. A desvantagem é a necessidade de troca dos cartuchos.

Filtro de terra diatomácea

O filtro de terra diatomácea tem o aspecto parecido como ao de microesponjas. Ela têm o poder de reter a sujeira, do mesmo modo que faz o filtro de areia.

Esse tipo de filtro é vendido como um pó branco, por isso o custo é alto, tanto para a aquisição do filtro como para a manutenção do filtro, mas a eficácia é garantida.

POSTS RELACIONADOS