Conheça quais os benefícios da hidroginástica para as futuras mamães
A hidroginástica já foi defendida aqui no site e todos nós já sabemos que ela está cheia de benefícios, mas quando o assunto são gestantes a hidroginástica também pode ajudar muito. Nesse artigo vamos explorar as vantagens de se fazer hidroginástica enquanto está se esperando, pode trazer benefícios para a mamãe e para o pequeno também.
Para que a hidroginástica seja benéfica em todos os meses da gravidez o mais indicado é que a gestante comece a prática a partir dos três meses de gestação, que é o período onde o risco de aborto diminui, e assim pode ser praticada até o fim da gestação, porém, é muito importante que a mamãe consulte o obstetra antes.
O mais indicado é que a gestante faça uma aula de duas a três vezes por semana, durante 45 minutos, isso vai ajudar no fortalecimento dos músculos e das articulações, controlar o peso e ajuda a manter o equilíbrio, além de contribuir para o desenvolvimento do bebê e ajudar na hora do parto.
Um estudo feito pela Universidade de Campinas, em São Paulo, apontou que a hidroginástica poderia ajudar na redução de dores na hora do parto, reduzindo assim a quantidade de anestesia necessária, embora os resultados tenham se mostrado positivos ainda é comum se usar a mesma quantidade de anestesia.
Assim como qualquer outra atividade física a hidroginástica deve ser encarada com cuidado e acompanhamento médico. Os professores reafirmam que você deve ouvir seu corpo, se sua respiração estiver como se subisse a ladeira, precisa descansar, os batimentos cardíacos devem ser monitorados e não se deve ir para a aula em jejum.
Benefícios da hidroginástica para as gestantes
- Alivia a dor;
- Promove o relaxamento;
- Fortalece os músculos;
- Ajuda a controlar o peso;
- Ajuda no sono;
- Melhora a circulação;
- Ajuda a manter o equilíbrio.