21 2273-0041
2273-7546
2293-4829
ID Nextel: 88276*150

bomba para piscina

Entenda como funciona uma bomba para piscina

A bomba para piscina é uma peça muito importante, pois é ela quem ajuda a manter a água sempre limpa ajudando o processo de purificação de água da piscina. Considera-se a bomba como o coração da piscina, pois ela também facilita a homogeneização dos produtos de forma eficaz. Sem a bomba é extremamente difícil manter uma piscina limpa.

É importante que você conheça os problemas mais comuns para a bomba da piscina, pois haverá um momento em que a manutenção dela será necessária, com o decorrer do tempo deixará de funcionar devidamente.

Quando a bomba começar a apresentar alguma dificuldade na circulação da água da piscina, será necessário entender o que está acontecendo de forma rápida para resolver o problema. Desta forma a água da piscina não ficará muito tempo sem filtração.

Problemas mais comuns para a bomba da piscina

Vazamento de água

O vazamento de água ocorre pelo desgaste das peças ou defeito do selo mecânico, ou até mesmo pela má colocação da tampa no pré filtro.

A bomba da piscina está fazendo muito barulho

De um modo geral, a bomba da piscina faz muito barulho, porém se for percebido que o barulho está acima do normal, certamente ocorrerá um defeito, que nesse caso precisará de reparos. Será necessário identificar o tipo de barulho que a bomba está fazendo, caso seja de vibração, faz-se o uso de uma plataforma simples para apenas amortecer a base.

Se o barulho for cavitação, isso ocorre quando a bomba trabalha com pouca ou nenhuma água, verifique se há algum objeto obstruindo a passagem da água na tubulação de sucção. É válido verificar se há alguma peça instalada incorretamente ou fora do encaixe.

Quando a bomba não puxa água

Provavelmente há um detrito que esteja impedindo o fluxo de água, é certo que poderá encontrar objetos que estejam impedindo a circulação da água da piscina. Outro processo é verificar o rotor da bomba, caso identifique o problema, é necessário abrir a bomba da piscina e limpar o rotor.

A sucção de ar na tubulação da sucção da piscina é outro problema aparente, caso isso ocorra, verifique a tampa do pré filtro se está fechada corretamente, pois ela é fonte de circulação de ar que bloqueia o fluxo de água da bomba da piscina e todo sistema.

Bomba não funciona, ou, liga e desliga sozinha

Nesse caso, o que pode estar ocorrendo é uma falha no capacitador, pane no sistema elétrico ou o superaquecimento da bomba da piscina.

Em primeiro lugar, verifique o disjuntor, se não estiver ligando, o problema é elétrico no motor da bomba da piscina. É importante a ajuda de um profissional para a manutenção correta.

Se a falha for no capacitador é orientado também a ajuda de um profissional para uma análise e resolução do problema.

Caso seja o superaquecimento da bomba para piscina, que pode ocorrer caso esteja sendo usada direto em dias ensolarados, é indicado desligar a chave geral e fazer a desobstrução dos orifícios da carcaça da bomba que contribuirá para a distribuição do calor, mesmo assim, não for o suficiente, mantenha a bomba em uma sombra para ajudar no resfriamento.

A bomba para piscina é considerada o coração do sistema de filtração da piscina. Sem ela, sua água não circula e não é filtrada adequadamente. Por isso, é preciso prestar atenção no funcionamento deste equipamento para avaliar se está trabalhando corretamente. Confira aqui os serviços oferecidos pela Faria Bombas.

POSTS RELACIONADOS