21 2273-0041
2273-7546
2293-4829
ID Nextel: 88276*150

Quando o assunto é instalação hidráulica logo vem em nossa mente as tubulações de PVC, levando a água usada para o sistema de esgoto ou trazendo água da caixa d’água para os chuveiros e torneiras. Porém essa questão  muitas vezes não recebe a atenção que precisa quando o assunto é construção civil, mesmo que a área de tubulações e conexões é a que mais se desenvolve.

Além da mais usada e conhecida tubulação, a de PVC, existem outras e cada uma com uma função que pode ser atribuída na construção. As tubulações são: PVC Esgoto, PPR, CPVC e PEX. Nesse artigo entenda melhor quais os usos de cada uma e assim aplique da maneira certa na sua construção.

 

 

PVC

PVC – Policloreto de Vinila – são tubos e conexões para água fria. A temperatura ideal deve ser menor de 20ºC. Esse tipo de material é o mais utilizado em construções residenciais. Existem ainda dois tipos de canos e conexões desse material. Soldável e Roscável.

 

O PVC Soldável utiliza uma tecnologia de adesiva e apresenta uma solução limpadora para fazer a ligação dos tubos com as conexões, são mais comuns em cor marrom. Antes de se realizar a instalação é necessário lixar a ponta dos tubos e das conexões, limpar com pano e solução limpadora, aplicar a cola tanto na tubulação como na conexão, fixar as duas pontas com uma pequena torção e com outro pano eliminar o excesso de cola.

 

Já as tubulações e conexões de PVC Roscável são produzidas com um sistema de fixação, porém precisam ainda de uma fita para finalizar a função e evitar possíveis vazamentos. Não tente utilizar a cola que é usada em tubulações Soldáveis. Cuidado também para não utilizar fita demais para fixar. Essas tubulações são geralmente brancas variam entre: 20mm, 25mm, 32mm, 40mm, 50mm, 60mm, 75mm, 85mm e 110mm.

 

PVC Esgoto

Tubulações em PVC para esgoto podem ser dívidas em duas categorias: a série Normal na cor branca e a Reforçada em cinza claro. Os diâmetros dessas tubulações são: 40mm, 50mm, 75mm, 100mm, 150mm e 200mm. As conexões, das duas séries, são fabricadas com uma ligação de borracha o que permite que sejam fixadas nas tubulações.

 

pvc_0003

 

PPR

O PPR – Polipropileno Copolímero Random – são tubos ligados as conexões por termofusão de 260ºC, criando assim uma única tubulação. Essa tubulação diminui o risco de vazamento e não precisa do uso de roscas ou colas para realizar a junção. São indicados para água quente a temperatura ideal é de 70ºC mas pode suportar até 95ºC. Essa tolerância é importante, como questão de segurança, caso haja algum problema no aquecedor.

Para que a termofusão seja feita é necessário a utilização de um aparelho próprio para isso, que aquece a ponta da tubulação e o interior da conexão. Caso haja a necessidade de manutenção, extensão ou locomoção o sistema é o mesmo, aquecer a ponta da tubulação e o interior da conexão.

 

CPVC

Tubulações de CPVC – Policloreto de Vinila Clorado – são altamente resistentes a corrosão, são indicados para transporte de água fria e quente com uma temperatura de 70ºC e no máximo 80ºC. A junção entre as tubulações e as conexões são realizadas através de adesivos como nas tubulações de PVC Soldáveis. Essas tubulações já contém a rosca porém não devem ser lixadas como nas tubulações e conexões de PVC Soldáveis.

 

PEX

PEX – Polietileno Reticulado Monocamda – é um eficiente sistema de bobinas de tubos, são mais comuns para conduzir água fria e principalmente água quente. As temperaturas devem estar em 70ºC com picos de 95ºC. As conexões são de material metálico e são indicadas para locais que as paredes tenham o Sistema Drywall e edificações com vários ambientes iguais, como Hotéis. É um sistema que se difere das demais formas de tubulações e conexões. O uso de conexões é raro, visto que as tubulações PEX são maleáveis e permite que curvas sejam feitas.

As tubulações PEX são ligadas a uma fonte em comum e assim a distribuição é feita. Esse tipo de sistema pode ser comparada, por exemplo, com as instalações elétricas. A fiação é ligada a Rede Elétrica Pública e distribuída pela casa. O sistema PEX de tubulação funciona da mesma forma.

 

POSTS RELACIONADOS