21 2273-0041
2273-7546
2293-4829
ID Nextel: 88276*150

A água é um elemento indispensável para a sobrevivência do ser humano. É através dela que garantimos nosso bem estar. O uso da cisterna pode ser uma solução interessante quando o assunto é economia. Entenda como o sistema de cisterna pode te ajudar a economizar água e como ele pode trazer muitos benefícios além de ter uma estoque maior de água.

 

O uso da cisterna  tem sido uma prática  adotada depois que se tornou notável a diminuição de água potável no planeta. Por conta da poluição de rios, mares e com o uso abusivo desse recurso fontes alternativas de captação de água surgiram no mercado e a cisterna é uma delas. A cisterna concentra a água da chuva, existem inúmeros sistemas para que a captação da água seja feita. Sabemos, no entanto, que essa mesma água não é própria para consumo. É necessário então a criação de um sistema de filtragem para que a água possa ser utilizada e mesmo assim com algumas restrições.

 

cisterna_0001

 

A água que for captada da chuva e armazenada na cisterna pode ser usada para: descarga sanitária, limpeza de pátios e veículos, irrigação de plantas e jardins. O sistema funciona de maneira eficiente e totalmente ecológica. A água que cai do telhado é captada e armazenada na cisterna. Essa água, antes de ser distribuída passa por um processo de filtragem, para retirar resíduos sólidos e só ai é distribuída.

As cisternas são divididas em dois grupos, as de concreto e as de plástico. As de concreto podem ser construídas por um pedreiro experiente. As de plástico podem ser comparadas em qualquer loja de material de construção, com vários tamanhos e capacidades.

Para que se faça a escolha da capacidade da cisterna alguns critérios precisam ser observados:

 

1 – Consumo diário de água;

2 – Índice médio de chuvas da sua região;

3 – Tempo necessário para armazenagem, levando em consideração um período mínimo de segurança e a área do telhado necessária ou disponível para captação.

 

chuva_0001

 

Serão necessárias calhas e condutores horizontais e verticais, para conduzir a água dos telhados para a cisterna. Será necessário também que se escave um espaço para a instalação da cisterna, é preciso que seja aplicado uma camada de concreto de 25 cm de espessura para servir de base para cisterna. A instalação da tubulação deve ser feita por um bombeiro hidráulico de confiança e responsável.  
A cisterna pode trazer muitos benefícios. Os gastos na construção e instalação podem ser muitos, mas isso logo se reverterá. Quando começar a usar a água captada da chuva suas despesas com o fornecimento público de água diminuirão consideravelmente.

POSTS RELACIONADOS