21 2273-0041
2273-7546

Visite nosso Facebook:

Imagine um dia lindo de sol e uma piscina com água cristalina Para alegria de todos é possível manter a água da piscina cristalina com mínimo possível de esforço.

Isso pode ser feito por meio da automação de piscina. A automação de piscinas é o modo mais prático para garantir que sua piscina tenha água limpa e adequada para o banho. O funcionamento é bem simples, o que garante um esforço mínimo possível com a limpeza.

Essa automação é interessante para as pessoas que não têm muito tempo para cuidar da limpeza, e possuem dificuldade para encontrar profissional da área para realizar a limpeza. Tornando-se, assim, um ótimo investimento.

Caso você já possua o sistema de filtragem da piscina, como o filtro, o meio filtrante, a bomba, fica ainda mais fácil. Isso porque o sistema de automação conta com poucos componentes, sendo necessária somente a aquisição de um painel de automação e um clorador.

Como funciona a automação de piscinas - manutenção de piscinas

O processo de automação varia de acordo com suas necessidades alguns têm preferência por manter a piscina limpa e desinfetada, outros preferem comodidade, tendo todo o controle dos acessórios na palma da mão.

Para realizar a automação de piscinas basta instalar um painel de comando com timer que liga e desliga automaticamente a bomba de filtro. O tempo de funcionamento da bomba irá depender da quantidade de impurezas (folhas, poeira,) na água e o período que a piscina é utilizada.

A filtragem diária de 2 a 4 horas garante uma piscina limpa com água cristalina. Durante a filtragem, enquanto a bomba está em funcionamento, a água é clorada, sem intervenção humana, com a água da piscina devidamente tratada.

Para finalizar a limpeza é feita a aspiração para limpar o fundo da piscina. Essa aspiração poderá ser feita uma vez por semana, manualmente ou automaticamente.

A vantagem da automação de piscinas é que o custo com mão de obra especializada é reduzido de maneira muito satisfatória, porque é possível programar a limpeza periodicamente.

Desta maneira as preocupações com o custo de produtos químicos, técnicos de limpezas ou com a qualidade de água, será mínima possível.

Todo esse privilégio é possível graças à tecnologia de automação de piscinas. No painel de comando central há um botão de liga e desliga, de acordo com seu objetivo. Ele funciona da seguinte maneira: conforme as instruções que foram programadas, o comando é enviado para a bomba, acionando o processo de limpeza da piscina.

Para aquelas pessoas que tem a rotina cheia de compromissos, a automação da piscina é essencial. Isso porque evita uma sobrecarga de compromissos e preocupações ao proprietário e permite uma piscina com água desinfetada e própria para o banho, além de reduzir o consumo de energia elétrica.

Como funciona a automação de piscinas - manutenção de piscinas

No caso de piscinas que necessitam de um tratamento mais rigoroso, a sugestão é que se utilize o sistema ORP que contém 3 bombas dosadoras e um controlador CLP.

Os sensores do sistema ORP acionaram as bombas sempre que necessário. Cada bomba faz a dosagem de um tipo de produto como cloro, pH+, e pH-. Sendo assim, deixe esses produtos reservados em tinas plásticas próximas ao sistema.

Para controlar a temperatura da água, é necessário possuir outra bomba. Não pode ser a mesma bomba usada para a filtragem. Além disso, o painel vai depender do uso do equipamento para controlar a temperatura, com o aquecimento feito com bombas de calor, com o gás ou por meio de energia solar.

No caso de bombas de calor, ao programar a temperatura ideal no termostato, a informação é enviada ao painel de controle, acionando o equipamento automaticamente. No caso de aquecimento a gás, o termostato fica acoplado na tubulação da piscina de maneira que o sensor retenha a informação e transmita o sinal. No caso de aquecimentos através de painéis solares, a bomba de recirculação mantém a água na temperatura ideal.

O termostato é desligado assim que a temperatura programada for atingida.

Com todos esses benefícios, é um investimento positivo a automatização da piscina para reduzir custo de energia elétrica, gastos com mão de obra e produtos químicos. Para o projeto da sua piscina, entre em contato com a Faria Bombas no Rio de Janeiro.

Faria Bombas
Fale com um atendente

Paulo Henrique: 21 96422-0770

Graciano: 21 96422-1951

WhatsApp