21 2273-0041
2273-7546
2293-4829
ID Nextel: 88276*150

Visite nosso Facebook:

A sauna traz muitos benefícios para todos nós. O ambiente aquecido nos proporciona relaxamento, e se for utilizado em clube ou com amigos promovem também o convívio social. Basicamente existem 2 tipos de sauna: a sauna úmida (vapor) e a sauna seca.

Se você precisa instalar uma sauna em seu ambiente ou estabelecimento (como hotéis ou clubes), entre em contato com a Faria Bombas, no Rio de Janeiro.

Para fazer a sua escolha, vamos te mostrar mais abaixo os diversos tipos de sauna.

Após fazer sauna é comum tomar uma ducha de água fria, para que ocorra o choque térmico e por fim melhore a circulação sanguínea. Porém existem médicos que se contrapõem a essa prática.

Algumas pessoas usam a sauna por orientação médica e outras fazem sauna diariamente com exceção do fim de semana, para esses fazer sauna é considerado um hobby. Ainda mais interessante do que conhecer os tipos de sauna, é conhecer sua história, por isso, faremos um breve relato de sua origem.

Conheça os tipos de sauna

Tudo começa em meados de 4.000 a.C. Nesse período era comum a prática do banho de vapor pelos chineses, árabes e fenícios. Esse tipo de banho era voltado para promover saúde e relaxamento.

Como essa técnica obteve resultados bastantes positivos, passou a ser praticado também na Finlândia, chegando a ser considerada sagrada. Nos dias atuais é possível encontrar na Finlândia aproximadamente 2.2 milhões de saunas.

Os finlandeses começaram a observar o vulcão, e como o processo de erupção e solidificação produziam um calor agradável, eles elaboraram técnicas para construir um tipo de forno.

Esse equipamento utiliza rochas formadas pelas lavas do vulcão. O calor era proveniente de lenhas. Ao atear fogo nas lenhas os finlandeses observaram que as rochas ficavam em brasa novamente. Por meio de suas observações eles fizeram modificações no “forno” para que pudesse sair o excesso de fumaça e de calor, promovendo um vapor agradável para os finlandeses.

Após um período fazendo o uso da sauna, os finlandeses se sentiam incomodado com o calor.

Então, eles adotaram a prática de sair e mergulhar nos rios próximos. Sendo assim, observaram que essa prática lhes causava uma sensação muito boa, de bem-estar tanto físico como mental.

E foi assim, que a sauna conquistou pessoas de todo mundo. Seus benefícios são inúmeros, sendo sauna a vapor ou sauna seca, o bem estar é garantido.

Existem vários tipos de tamanhos e materiais, as mais comuns geralmente são revestidas de madeira. Porém no Brasil se faz muito o uso de pastilhas, devido a facilidade da limpeza.

Conheça os tipos de sauna

As saunas mais utilizadas pelos brasileiros são:

1) Sauna a vapor, sauna úmida ou banho turco

O aquecimento da sauna úmida é feita por meio de geradores. Alguns usuários têm o hábito de colocar essências aromáticas no reservatório. A temperatura pode variar entre 50 e 60 graus.

2) Sauna semi-úmida

A temperatura fica entre 60 e 70 graus, são utilizados os equipamentos da sauna seca junto a um umidificador para amenizar o calor.

3) Sauna seca

Não há liberação do vapor. O aquecimento é feito por meio de um forno, podendo ser á gás, elétrico, ou a lenha. A umidade fica entre 2 e 25 %, e a temperatura varia entre 70 e 80 %.

É indicado para o seu revestimento:

  • Lã de vidro;
  • Cedrinho, mogno ou outros tipos de madeira;
  • Aparelho deverá ser instalado sobre tijolos refratários que também deverão revestir a parede até a altura do aparelho
  • Cerca de proteção no aparelho;
  • Porta de cedro (não utilizar outros modelos);
  • Ralo, visor e puxador na porta, sendo que a mesma deverá abrir para fora.

Cada ambiente requer a sauna ideal. Geralmente em sítios, chácaras, fazendas são mais utilizadas a saunas a lenha, porém a sauna a gás não é uma escolha ruim.

No caso de saunas profissionais, ou para quem mora em apartamentos, a sauna a gás é ideal. Já as saunas elétricas são recomendadas em hotéis, casas e motéis onde o seu uso é individual e em uma média de 2 vezes por semana. A sauna a gás no uso doméstico garante maior economia.

POSTS RELACIONADOS