21 2273-0041
2273-7546
2293-4829
96422-0770
ID Nextel: 88276*150

Visite nosso Facebook:

Fique atento aos cuidados que precisam ser tomados na hora de trocar a caixa d’água

As caixas d’água foram feitas para durar, são ferramentas criadas para armazenar água e se forem bem cuidadas e ficarem livres de danos externos podem durar por muito tempo, mas, as vezes, é preciso fazer uma troca, ou até mesmo acrescentar mais uma caixa d’água para aumentar as reservas. De qualquer maneira as dicas com os cuidados que precisa ter na hora da troca precisam ser seguidas.

Dito isso vamos às dicas:

1 – Calcule o tamanho da caixa d’água

Para fazer esse cálculo você precisa considerar duas coisas. Se mora sozinho, em casa ou apartamento. Em média uma pessoa, vivendo em uma casa, consome cerca de 150L/dia, em um apartamento esse consumo chega a 200L/dia, por causa da pressão da água esse consumo acaba sendo maior.

Outra referência é que uma caixa d’água precisa fornecer água para dois dias. Assim uma família com cinco pessoas a caixa precisa ter: 5 (pessoas) x 150 (litros) x 2(dias) = 1.500 Litros.

Mas nem sempre esse padrão é seguido, na maioria das vezes uma caixa d’água fornece água para apenas um dia. Feito esses cálculos você poderá escolher com mais cuidado o tamanho da sua caixa.

trocar a caixa d'água

2 – Onde instalar a caixa d’água

A caixa precisa ficar em um lugar alto, isso porque a água precisa descer com força o suficiente para correr pelos canos, por isso, na maioria das vezes, ela ocupa o lugar dos telhados.

Se você já tem uma caixa e vai fazer a instalação de outra, precisa saber se a laje ou a estrutura vai aguentar o peso da caixa cheia. Se não souber procure a orientação de um profissional, um engenheiro ou arquiteto poderão lhe dizer com certeza o quanto a estrutura pode aguentar. Lembre-se 1.000 Litros = 1 Tonelada.

trocar a caixa d'água

3 – Escolha o material da caixa d’água

Existem vários tipos de caixas d’água no mercado os mais comuns são:

Fibra: Leve, de grande duração mas não é resistente a furos e rasgos. O mais indicado é usar as furações já feitas pelo fabricante, dê preferência a cor azul, são mais resistentes.

trocar a caixa d'água

Polietileno: Um tipo de plástico com base em petróleo. Este material torna a caixa mais leve, de fácil instalação e manuseio, porém também não são resistentes a influências externas. São mais comuns na cor cinza.

trocar a caixa d'água

Amianto: São baratas, duradouras, mas com pouca resistência à impactos. Há uma dúvida porém quanto a segurança do amianto à saúde. Nos estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco comercializar esse produto é proibido.

trocar a caixa d'água

Metálica: O aço é resistente, durável e mantém a água fresca, porém, graças a seu custo mais elevado, é raramente usada, apesar de suas vantagens.

trocar a caixa d'água

Com essas dicas você poderá saber qual o melhor tipo de caixa d’água, tomando as medidas necessárias a instalação será simples e sem problemas.

POSTS RELACIONADOS