Tipos de filtros para piscinas
Um dos componentes mais importantes em uma piscina é o filtro, ele é responsável por retirar as impurezas mais visíveis da água, sem eliminar é claro o uso de demais técnicas de limpeza.
Existem vários tipos de filtros e isso não é novidade, porém mesmo com tantos modelos o processo em todos é o mesmo. A água da piscina é sugada e dirigida para um reservatório onde há um sistema de filtragem, lá a água é filtrada, renovada e devolvida para a piscina, o mais indicado é que esse processo aconteça com frequência, dependendo do uso, mas de uma maneira geral, deve acontecer pelo menos um vez por dia.
Tipos de filtros
Existem três tipos diferentes de filtros:
01 – Filtros de areia
São os mais comuns, e como o nome já diz, utiliza a areia como fator de filtragem, fazendo com que a água passe por um depósito de areia. O tempo deste tipo de filtro é o mais durável e pode chegar até dez anos de uso, porém o mais recomendado é que a cada sete haja uma troca.
02 – Filtros de cartucho
Os filtros de cartuchos baseiam seu processo de limpeza em cartuchos que podem atingir até um ano de usabilidade, mas que precisam ser limpos uma vez por semana. A vantagem desse filtro é o baixo custo e a facilidade na instalação.
03 – Terra diatomácea
As diatomáceas são seres microscópicos fossilizados que funcionam como esponjas que deixam passar a água, mas que sugam qualquer sujeira que esteja na água, inclusive as que não são vistas a olho nu. Porém para tamanha eficiência o custo é alto, tanto com a instalação como com a manutenção os valores tendem a ser bem elevados.