21 2273-0041
2273-7546

Visite nosso Facebook:

Descubra quem resolve os problemas com a tubulação no prédio

Problemas com a tubulação podem aparecer a qualquer momento, dando dor de cabeça ao síndico e ao morador, e às vezes a todo o prédio, é muito importante identificar a origem do problema o quanto antes para que o problema seja resolvido. E essa talvez seja a tarefa mais difícil, sabendo dessa dificuldade preparamos essa matéria para que você saiba como deve agir e de quem é a responsabilidade pelo reparo.

Problemas na tubulação do prédio

Quando o vazamento surgir o síndico precisa identificar de forma imediata de onde está surgindo esse vazamento, se ele tiver acesso à planta do prédio poderá saber se o vazamento é na tubulação geral ou na unidade. Se o problema for na unidade é de responsabilidade do síndico dialogar com o condômino e conscientizá-lo sobre a necessidade do reparo.

O condomínio só deve arcar com as despesas de manutenção quando as áreas afetadas forem de uso comum, como estacionamento, fachada, colunas, telhado, piscina e outros. De acordo com o Código Civil o síndico é responsável pela administração do condomínio e deve arcar com o processo de reforma e manutenção.

Porém ainda sim essas despesas devem passar por Assembleia Geral, e serem aprovadas pelos moradores, logo, de forma indireta os condôminos arcam com as despesas da reforma, se o condomínio não tiver recursos suficientes para realizar a reforma será preciso realizar uma cota extra, ou seja, uma arrecadação de recursos para levantar fundos para a manutenção.

Problemas na tubulação do prédio

E se o problema for originário de alguém? Se por acaso alguém, querendo ou não, causou algum problema, seja ao condomínio seja a outro morador, de acordo com o Código Civil, este deve arcar com as despesas:

“Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”

“Aquele que, por ato ilícito (artigos 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo”.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a burocracia de uma forma predial, vai poder resolver seus problemas com mais facilidade. É muito importante que você fique por dentro dos seus direitos e responsabilidades, seja você morador ou síndico.

Faria Bombas
Fale com um atendente

Paulo Henrique: 21 96422-0770

Graciano: 21 96422-1951

WhatsApp