21 2273-0041
2273-7546
2293-4829
ID Nextel: 88276*150

Visite nosso Facebook:

Muitos profissionais são categóricos em dizer que a bomba é o coração da piscina, isso porque é a bomba que mantém a circulação da água, permitindo todo o processo de filtragem, e eliminando todas as impurezas dessa área de lazer aquática.

Várias impurezas, como folhas, poeira, areia e demais objetos caem diariamente na água da piscina, fazendo com que a água fique turva. Tornando-se, assim, indispensável o uso da bomba, pois ela é muito importante para o tratamento da água.
O equipamento auxilia no processo de higienização, porque possibilita a movimentação da água.

Ou seja, permite que os produtos químicos se espalhem de maneira uniforme. Todo esse funcionamento da bomba faz com que a água da piscina fique limpa e cristalina.

É necessário toda piscina possuir esse equipamento e periodicamente realizar a manutenção da bomba da piscina. Essa atividade serve para melhorar a resistência e desempenho da bomba da piscina.

Consequentemente, evita prejuízos e custos desnecessários pois o mal funcionamento da bomba prejudica o processo de filtragem. Com isso pode aumentar o consumo de energia elétrica e de água.

Como funciona a automação de piscinas - manutenção de piscinas

Sinais de que está na hora da manutenção da bomba de piscina:

  • Água suja com frequência;.
  • Demora em preencher reservatório;
  • Barulho alto.

Para garantir um funcionamento eficaz, o ideal é que a manutenção seja feita a cada 6 meses.

Para fazer a escolha correta da bomba é necessário saber o volume de água de sua piscina. Isto porque, de acordo com o volume de água, o tempo que a água circula e passa pelo processo de filtragem é alterado.
O ideal é que este processo dura aproximadamente 10 horas. Para sanar as dúvidas, podemos fazer o seguinte cálculo:
Volume de água da piscina/10 horas/60 minutos

Caso a piscina seja usada frequentemente, o ideal é fazer os cálculos com 6 ou 8 horas. Ele irá demonstrar a taxa de vazão (em litros) por minutos da bomba.

Para garantir a eficiência no funcionamento da bomba, certifique-se do cálculo supracitado. Verifique também se diâmetro do encanamento irá comportar a água da piscina no processo de filtragem. Outro fator importante é o tamanho do filtro. Além disso, é necessário conhecer os modelos das bombas de piscina.

Na Faria Bombas podemos encontrar vários tipos de bombas para piscina, porém os modelos mais indicados pelos profissionais da área são:

Bombas de Velocidade Variável

Essa bomba é um pouco mais cara, porém tem sua vantagem. Uma delas é que essa bomba se adequa a sua velocidade de funcionamento, diminui o consumo de energia, devido a movimentação da água ser lenta, e o ruído produzido é menor.

Bombas de Centrifuga Autoaspirante

Essa bomba é muito usada em piscina particular. O modelo aspira a água em direção ao filtro, em seguida, retorna a água para a piscina estando completamente livre de impureza. Devido a sua facilidade de adaptação, essa bomba se tornou a mais utilizada.
A instalação da bomba também é muito importante e alguns cuidados precisam ser tomados.

Por exemplos, piscinas instaladas em local com árvores, gramas, flores, estão sujeita a todos os tipos de sujeira. Desta maneira, a bomba de piscina de jardins deve possuir uma capacidade melhor, mais potente do que as piscinas que possuem coberturas, onde o ambiente é controlado.

Caso a piscina fique sem esse equipamento, será muito difícil mantê-la limpa, ou fazer sua higienização. A água poderá ficar verde por excesso de algas,. Caso a piscina seja aquecida, a falta da bomba de água poderá fazer com que o aquecimento não seja efetivo, deixando aquecidas apenas algumas partes da piscina.

Diante de todas essas informações, podemos perceber que a escolha da bomba de piscina depende de vários fatores:

  • volume de água;
  • tamanho da piscina;
  • potência do encanamento;
  • capacidade do filtro;
  • local onde ela será instalada.

Acima de tudo é de suma importância que a escolha da bomba da piscina seja a mais correta possível, para que possa manter a piscina sempre com água limpa e cristalina, evitando prejuízo financeiro com aumento da energia elétrica e da conta de água.

Tomando todas as medidas necessárias para o bom funcionamento da sua bomba de piscina, a diversão está garantida, afinal piscina com água saudável garante o seu lazer e a sua saúde.

Se você necessita de ajuda para escolher a bomba da sua piscina, entre em contato com a Faria Bombas no Rio de Janeiro!

POSTS RELACIONADOS