21 2273-0041
2273-7546

Visite nosso Facebook:

Uma solução ecológica inteligente

Teto verde

Vivemos em um tempo em que buscar maneiras alternativas de sustentabilidade é um dever de todos. Com o aumento da temperatura e a emissão exagerada de gases estufa na atmosfera, se não tomarmos uma atitude em direção à uma vida mais sustentável, nosso planeta pode estar com os dias contatos e a humanidade também. Se você entende que é um dever seu procurar respeitar o planeta e assumir posições mais favoráveis à biodiversidade temos mais uma dica para você. Teto verde é uma forma simples e auto sustentável e irá trazer benefícios para você, sua casa e o planeta.

O que é o teto verde?

Teto verde, cobertura vegetal, telhado ecológico, eco-telhado, todos esses nomes podem ser aplicados ao teto verde. O simples ato de usar o seu telhado como um imenso jardim. Mas como fazer isso? Será que trás mesmo tantos benefícios?

Usar a área do telhado como um espaço para cultivo não é de hoje, desde os tempos antigos, antes mesmo da idade média, durante a era do bronze na Babilônia, os jardins suspensos já eram muito comuns. Lá pelo anos 20, durante a revolução na arquitetura os tetos verdes voltaram a ativa e eram pontos turísticos nas cidades; os hotéis que tinham um jardim suspenso eram os mais procurados.

Teto verde

Em uma pesquisa, realizada pela Universidade de Cardiff, no País de Gales, calculou em diferentes cidades os benefícios que esses tetos verdes poderiam trazer. O diretor da Escola Welsh de Arquitetura, Phillip Jones e a arquiteta Eleftheria Alexandri, simularam o efeito dos tetos verdes em 9 grandes cidades, se todos os prédios fossem cobertos com um camada de vegetação, a temperatura, dependendo da localização, poderia cair entre 3,6 e 11,3 graus. Quanto mais quente for a cidade maiores seriam os benefícios.

“Além de reduzir o calor, em regiões quentes as coberturas verdes diminuem consideravelmente o consumo de energia com o uso de ar-condicionado”

Explica Jones. Tanto a instalação quanto a manutenção são muito simples, não é necessário fazer nenhum tipo de alteração na estrutura da casa e não precisa regar, já que o telhado retém água. É necessário apenas aparar a grama e retirar as ervas daninhas.

Teto verde

Vantagens do teto verde:

  • Criação de novas áreas verdes;
  • Diminuição da poluição ambiental;
  • Ampliação do efeito acústico;
  • Melhora nas condições térmicas;
  • Aumento da umidade relativa do ar;
  • Melhora o aspecto visual.

Desvantagem do teto verde:

  • Custo com a instalação e manutenção;
  • Caso não seja aplicado da forma correta pode gerar infiltração.

Como aplicar o teto verde?

Teto verdeA obra não é simples, e por ser trabalhosa, muitas das vezes contratar um empresa pode sair caro, mais sempre há essa alternativa. Não é necessário modificar a estrutura do telhado, mas o telhado em si precisa passar por algumas mudanças. É preciso impermeabilizá-la, colocar uma placa de compensado, que servirá de base, aplicar a terra e o abudo para o crescimento das plantas, mantas onduladas, para impedir que a água escorra, um sistema de drenagem e calhas para direcionar a água. Se estiver encontrando dificuldade ou achar que não vai conseguir contrate uma empresa especializada no assunto, assim você terá o seu teto verde e ajudará o planeta a se manter saudável.

 

Faria Bombas
Fale com um atendente

Paulo Henrique: 21 96422-0770

Graciano: 21 96422-1951

WhatsApp